quarta-feira, 24 de abril de 2013

As Teorias da Comunicação

Devido a evolução da comunicação e para melhor entendê-lá surgiram algumas teorias, entre elas:
Teoria hipodérmica,  Modelo de Lasswell, Teoria da Persuasão, Teoria Empírica de Campo, Teoria Funcionalista, Teoria Crítica, Teoria Culturológica, Teoria do Agendamento, Gatekeeper, Newsmaking. Onde uma complementava outra e com o passar do tempo evoluía.
No meu ponto de vistas as teorias que mais se encaixam ao mundo atual são:
Gatekeeper (portão em português) , onde profissionais de comunicação atuam como guardiões do portão, definindo o que será exposto ao público. Interesses empresarias, econômicos e políticos.
Newsmaking (aperfeiçoamento do Gatekeeper) foco no profissional que atual na mídia. Sujeito que cria uma realidade, fabrica o que será notícia. Reforça a influência dos interesses diversos dos empresários dos meios de comunicação.
Nessa aula vimos também o significado de Comunicar em Massa, onde as novas tecnologias falam para nações, comunidades, e, amplia o leque de informações, cria questões que envolvam a participação da comunidade. Limita a qualidade dessas informações, já que generaliza o receptor. E dá origem ao que se chama de Coisificação que transforma tudo em rótulo

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário