terça-feira, 30 de abril de 2013

A história do Rádio

Rádio da casa da Vó - Foto: Cynthia da Rocha

Como todos os meios de comunicação o rádio também tem sua história, com várias personalidades envolvidas, a história do rádio é cercada de descobertas e adaptações, confira:

O rádio no mundo:

1897 - Guglielmo Marconi (cientista italiano) descobriu o principio de funcionamento da antena.
1896 - enviou mensagens em código morse. 
1919 - Surge " A Era do Rádio" com avanços nos Estados Unidos.
1921 - Surgiram 4 emissoras nos EUA.
1922 - O número de emissoras saltou para 382  nos EUA.
A pioneira no rádio comercial foi a WEAF de Nova Iorque, pertencente à Telephone and Telegraf Co. Ela irradiava anúncios e cobrava dois dólares por 12 segundos de comercial e cem dólares por 10 minutos.

O rádio no Brasil

Landell de Moura  foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio.
O trabalho de Landell envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, tendo possivelmente sido o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso.
Moura conseguiu patentear seus inventos tanto no Brasil como nos Estados Unidos. No Brasil, obteve a patente n° 3.279, em 9 de março de 1901. Nos Estados Unidos, recebeu, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771.917, para seu "Transmissor de Ondas" e, em 22 de novembro do mesmo ano, as patentes de número 775.337, para seu "Telefone sem Fio", e 775.846, para seu "Telégrafo sem Fio".  

1922 - A primeira transmissão de rádio no Brasil acontece no Centenário da Independência. 
1923- Surge a primeira emissora brasileira de rádio: A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (dando destaque à Edgar Roquette Pinto, também considerado o pai do rádio). 
1936- É fundada a Rádio Nacional (RJ) que revolucionou a rádio brasileira com programa de auditório, comédias e rádio-novelas.
Surge o Repórter Esso ( primeiro rádio jornal brasileiro, Heron Domingues, a testemunha ocular da história) e "Em Busca da Felicidade"  (primeira rádio novela).
Seu alcance atingia quase todo território nacional e até outros países. E assim como outros meios de comunicação (jornal impresso), foi extinta na década de 60, Ditadura Militar. 
Década de 30: surgem as rádios Bandeirantes (jornalismo) e Globo (AM, a mais popular do país, nesta época). 
1990- A Rede Bandeirantes de Rádio é a pioneira a transmitir via satélite. Nesta época existiam no Brasil: 70 emissoras FM e 60 AM.
2005- Início das primeiras transmissões digitais no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário