terça-feira, 30 de abril de 2013

A história do Rádio

Rádio da casa da Vó - Foto: Cynthia da Rocha

Como todos os meios de comunicação o rádio também tem sua história, com várias personalidades envolvidas, a história do rádio é cercada de descobertas e adaptações, confira:

O rádio no mundo:

1897 - Guglielmo Marconi (cientista italiano) descobriu o principio de funcionamento da antena.
1896 - enviou mensagens em código morse. 
1919 - Surge " A Era do Rádio" com avanços nos Estados Unidos.
1921 - Surgiram 4 emissoras nos EUA.
1922 - O número de emissoras saltou para 382  nos EUA.
A pioneira no rádio comercial foi a WEAF de Nova Iorque, pertencente à Telephone and Telegraf Co. Ela irradiava anúncios e cobrava dois dólares por 12 segundos de comercial e cem dólares por 10 minutos.

O rádio no Brasil

Landell de Moura  foi um padre católico, cientista e inventor brasileiro, considerado o Patrono dos Radioamadores do Brasil e o Pai Brasileiro do Rádio.
O trabalho de Landell envolvendo experimentos com ondas eletromagnéticas foi pioneiro, tendo possivelmente sido o primeiro a transmitir a voz humana por rádio com sucesso.
Moura conseguiu patentear seus inventos tanto no Brasil como nos Estados Unidos. No Brasil, obteve a patente n° 3.279, em 9 de março de 1901. Nos Estados Unidos, recebeu, em 11 de outubro de 1904, a patente de número 771.917, para seu "Transmissor de Ondas" e, em 22 de novembro do mesmo ano, as patentes de número 775.337, para seu "Telefone sem Fio", e 775.846, para seu "Telégrafo sem Fio".  

1922 - A primeira transmissão de rádio no Brasil acontece no Centenário da Independência. 
1923- Surge a primeira emissora brasileira de rádio: A Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (dando destaque à Edgar Roquette Pinto, também considerado o pai do rádio). 
1936- É fundada a Rádio Nacional (RJ) que revolucionou a rádio brasileira com programa de auditório, comédias e rádio-novelas.
Surge o Repórter Esso ( primeiro rádio jornal brasileiro, Heron Domingues, a testemunha ocular da história) e "Em Busca da Felicidade"  (primeira rádio novela).
Seu alcance atingia quase todo território nacional e até outros países. E assim como outros meios de comunicação (jornal impresso), foi extinta na década de 60, Ditadura Militar. 
Década de 30: surgem as rádios Bandeirantes (jornalismo) e Globo (AM, a mais popular do país, nesta época). 
1990- A Rede Bandeirantes de Rádio é a pioneira a transmitir via satélite. Nesta época existiam no Brasil: 70 emissoras FM e 60 AM.
2005- Início das primeiras transmissões digitais no país.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Produtos audiovisuais - Inédito e Original

Nesta aula vimos questões ligadas aos produtos audiovisuais, comunicação comparada, linguagem radiofônica e televisiva, e as definições de Inédito e Original.

Produtos audiovisuais: Qualquer comunicação, mensagem ou recurso que se destina a estimular os sentidos da audição e visão simultaneamente.

Gêneros de produções audiovisuais: Jornalístico, Educativo Cultural, Entretenimento, Publicitário e Propagandístico. Lembrando que gênero é diferente de formato.

As definições de inédito e original:
Inédito: é algo que nunca foi feito.
Original: é uma nova e criativa versão sobre uma pré existente.

Ao final desta aula, realizamos um trabalho em grupo, onde tínhamos que criar um programa de rádio ou TV dentro de uma das definições, inédito ou original.
O grupo que fiz parte foi composto por cinco pessoas e desenvolvemos a ideia de uma rádio-desenho, denominada Thunder Kids, composto de uma programação de episódios em série de desenhos animados com foco nos públicos de crianças de 2 anos à 16, com desenhos específicos em cada horário.  Atores interpretariam personagens diversos e efeitos sonoros.Na área comercial, listamos um potencial  muito grande, já que a gama de produtos para crianças varia, de produtos de higiene, roupas, à escolas, brinquedos e afins. Ao fim da apresentação deste trabalho a rádio-desenho foi definida como algo inédito, já que nunca foi feita uma versão como essa para o rádio.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

As Teorias da Comunicação

Devido a evolução da comunicação e para melhor entendê-lá surgiram algumas teorias, entre elas:
Teoria hipodérmica,  Modelo de Lasswell, Teoria da Persuasão, Teoria Empírica de Campo, Teoria Funcionalista, Teoria Crítica, Teoria Culturológica, Teoria do Agendamento, Gatekeeper, Newsmaking. Onde uma complementava outra e com o passar do tempo evoluía.
No meu ponto de vistas as teorias que mais se encaixam ao mundo atual são:
Gatekeeper (portão em português) , onde profissionais de comunicação atuam como guardiões do portão, definindo o que será exposto ao público. Interesses empresarias, econômicos e políticos.
Newsmaking (aperfeiçoamento do Gatekeeper) foco no profissional que atual na mídia. Sujeito que cria uma realidade, fabrica o que será notícia. Reforça a influência dos interesses diversos dos empresários dos meios de comunicação.
Nessa aula vimos também o significado de Comunicar em Massa, onde as novas tecnologias falam para nações, comunidades, e, amplia o leque de informações, cria questões que envolvam a participação da comunidade. Limita a qualidade dessas informações, já que generaliza o receptor. E dá origem ao que se chama de Coisificação que transforma tudo em rótulo

.

terça-feira, 23 de abril de 2013

A Teoria da Comunicação


A Teoria da comunicação estuda os efeitos, origens e funcionamento do fenômeno da Comunicação Social em seus aspectos tecnológicos, sociais, econômicos e  políticos.
Os estudos em Comunicação Social começaram com a crescente popularização das tecnologias midiáticas e seu uso durante as experiências totalitárias da Europa. Em sua primeira fase, concentraram suas atenções sobre as mensagens da mídia e seu efeito sobre os indivíduo. Na segunda, enfatizaram o processo de seleção, produção e divulgação das informações através da mídia.
Já vimos, então, o que é teoria da comunicação, mas como definir comunicação? 
A comunicação evoluiu através dos anos, desde sinais, fala e linguagem, escrita, impressão até a comunicação de massa (rádio, TV, internet). 
Mas para que aja comunicação são necessários alguns itens:





Devido a comunicação, surgiram várias teorias, mas isso veremos no próximo post! :)